Já se foi o tempo em que a humanização nas empresas não tinha nenhum valor. Se nas décadas anteriores, as empresas não tinham tanta preocupação ou visão do clima organizacional dentro de sua estrutura, hoje o assunto é pauta estratégica e de grande importância para a governança corporativa.
As heranças das práticas decorrentes revolução industrial onde o lema era a produtividade a qualquer custo, ficou para trás. Naquele tempo não havia uma preocupação em avaliar a motivação e o engajamento emocional do colaborador, ou se o ambiente da empresa expressava uma atmosfera capaz de influenciar na permanência dos empregados e despertar o interesse de potenciais contratações.
O ambiente dentro de um departamento ou empresa influencia diretamente no comportamento dos colaboradores e dependendo do clima desenvolvido no local, os aspectos internos da empresa poderão gerar tipos de comportamentos que podem ser favoráveis, desfavoráveis e prejudiciais ao trabalho.
Uma organização deve tomar os devidos cuidados para o equilíbrio emocional de seus colaboradores, garantindo o bom funcionamento e a certeza de que está se destacando, criando retenção de talentos. Criar o ambiente de trabalho perfeito é uma forma de expressar, através da estrutura orgânica, física e vivencial, a cultura organizacional da empresa.
O CLIMA ORGANIZACIONAL VERSUS O CAPITAL HUMANO
A estrutura oferecida por uma empresa precisa ter respeito a diversidade, comunicação clara e transparente, além de uma configuração de liderança que deve ser exemplar no expediente de trabalho. Um líder exemplar é aquele que abraça os valores da empresa pois tudo está integrado num único conjunto: o ser humano.
O cenário de incertezas, competitividade e constantes mudanças em que vivemos hoje, têm forçado as empresas a serem mais flexíveis, criativas e mais envolvidas com toda a equipe de trabalho. Por isso cada vez mais as empresas tem investido em processos de engajamento, motivação, programas de coaching e liderança, além de formatação objetiva de planos de carreira, uma vez que já é percebida a importância da humanização e valorização do capital humano.
Para você que é colaborador, foque suas ações no aperfeiçoamento de suas qualidades comportamentais. Busque ser melhor como pessoa, seja mais ouvinte e menos crítico e aprenda a trabalhar em equipe somando suas qualidades e competência com a do grupo.
Para você empregador as premissas acima também são válidas, mas terá de ser muito mais do que isso. Busque traçar uma estratégia de clima organizacional, com missão, visão e valores aplicando isto no dia-dia de sua empresa, deixando bem claro aos seus colaboradores o papel importante que cada um representa para a empresa.
Motive sua equipe através de uma política ética e de desenvolvimento humano, para que cada um sinta-se parte da organização, e não apenas um número, ou um elemento sem emoção, sentimentos e valores.
O ambiente de trabalho ideal gera qualidade de vida aos profissionais, o que impacta na produtividade, na atração de talentos e em diversas outras vantagens associadas à empresa. Por esse motivo, o assunto é tão importante!
Motivar é induzir, encorajar e estimular pessoas ou um grupo em prol de um objetivo único enquanto tenta também atingir os objetivos pessoais.
ESTRUTURA FISICA E ARQUITETÔNICA
Vale ressaltar aqui a questão do bom projeto arquitetônico. Um ambiente claro, bem projetado e com ergonomia e praticidade na disposição dos equipamentos e mobiliário, são também fundamentais para ajudar na integração humana com as rotinas e processos da empresa.
Humanize-se, crie um ambiente positivo e harmonioso para sua vida e verá que as portas da produtividade e crescimento se abrirão. Isto faz a diferença!
Se sua empresa ou negócio está precisando de uma orientação séria e precisa sobre identidade corporativa ou posicionamento estratégico aliado a uma comunicação integrada, venha conversar com o nosso time de criativos da CAMAZO PUBLICIDADE