Brand; marca; logomarca; logotipo; imagem; marketing; mktdigital;

Branding: renovar é preciso

Por Rogério Novaes

Em tempos de alta concorrência, o poder de uma marca é determinante para o fortalecimento de seu mercado e conquista do público alvo.

Na imensidão de marcas existentes no mundo, poucas realmente conseguem se destacar e se tornar referência. Porém as que conseguem tal proeza, tem algo em comum, ou seja, obtiveram grande competência no processo de criação, e desenvolveram uma boa gestão de marca a fim de garantir sobrevida mercadológica.

Neste contexto, a renovação ou adequação da marca pode garantir um belo avanço e o rejuvenescimento da simbologia da empresa. Uma boa logomarca é aquela que sabe equilibrar os elementos, que seja versátil e transmita simplicidade.

Temos vários exemplos de marcas de sucesso que durante décadas mantiveram sua identidade visual intacta, mas que por estratégia de posicionamento de mercado, resolveram se renovar, e deram um toque de design, que inovaram suas formas e se adequaram ao novo mercado, conquistando ainda mais espaço do disputado mercado consumidor.

Com o avanço das redes sociais, e da era chamada “internet das coisas” surgiram muitos novos ambientes a serem explorados pelos profissionais de design, publicitários e criativos que conseguem renovar e criar quase tudo, com qualidade e competência para gerar uma presença positiva e constante na internet.

A reestruturação de uma marca ou uma gestão de branding passa por vários processos, mas hoje em dia uma das principais ações é o posicionamento da marca atrelada o conceito que ela quer impor. Um bom exemplo disso é o caso de um gigante do varejo brasileiro, que ocupa lugar de destaque no ranking de marcas varejistas associando sua imagem ao conceito de “Felicidade”, e viu seu slogan colar na cabeça do público com a frase: “Vem ser feliz”! Estamos falando aqui da Magazine Luiza.

Essa mesma empresa em 2018 decide virar Magalu. A Empresa adquire a startup de logística Logbee e assim a torna-se a empresa que mais vende televisores para brasileiros assistirem à Copa do Mundo.

A Magalu é apontada como uma das marcas mais inovadoras do Brasil pela revista americana Fast Company. O app do Magalu é um dos mais bem-sucedidos apps de compras do Brasil, com 26 milhões de downloads e uma participação de cerca de 40% dos pedidos online da companhia.

A decisão da Magalu em renovar o poder visual de sua marca buscava se encaixar ao novo mercado consumidor e preparar a organização para sobreviver ao imenso e concorrido processo de desenvolvimento do e-commerce brasileiro.

Recentemente em 2020, a Magalu iniciou uma aquisição do marketplace de livros Estante Virtual. Frente as limitações de isolamento impostas pelo combate à disseminação da covid-19, a empresa acelerou seu processo de desenvolvimento e implementação do Parceiro Magalu. MagaluPay foi lançado como nova funcionalidade do superaplicativo da companhia.

Na pratica desenvolver o branding é a ação de criar e gerar uma identidade, seja ela física ou digital, agregando valor à marca e fomentando uma autoridade junto ao público alvo. Por isso é importante procurar por profissionais capacitados para cuidar da marca de uma empresa. Campanhas de posicionamento junto ao Google, criação de sites e aplicativos responsivos são exemplos de ações que os bons profissionais de marketing digital podem oferecer as empresas que buscam ter sucesso na internet e posicionar suas marcas de forma assertiva e sustentada.

Dica:

Você empresário, cuide da marca de sua empresa como cuida de seu corpo. A saúde de seus negócios passa pela perfeita aceitação da marca pelo consumidor. O valor que sua marca agrega; o desejo que ela desperta e a satisfação que gera ao ser adquirida são fundamentais para sua sobrevivência.

Renove, dê um “UPGRADE” na marca de sua empresa, traga ela para as redes sociais, interaja com seus clientes e crie engajamento. Assim poderá estar conquistando crescimento e respeito, gerando autoridade e bons dividendos.

Se sua empresa ou negócio está precisando de uma orientação séria e precisa sobre branding digital ou posicionamento estratégico junto a internet, venha conversar com o nosso time de criativos da CAMAZO PUBLICIDADE.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Desafios do Marketing 4.0 para os empreendedores brasileiros. O marketing 4.0 está aí dando suas caras e trazendo uma nova realidade para os empreendedores brasileiros. Mas o que isso implica de fato nas demandas estratégicas para as empresas?
GESTÃO POR DIVERSIDADE: O QUE É DIVERSIDADE ORGANIZACIONAL?
O que é o modelo de trabalho híbrido?
Flexibilidade no trabalho – O novo desejo dos profissionais.
Internet fdas coisas

Nosso blog

Receba conteúdo sobre o mercado e atualizações da Camazo.

Fale com a gente

Precisando de uma agência de Marketing Digital para criar estratégias personalizadas?

Contato

(19)3833-4099

contato@camazo.com.br

Rua Treze de Maio, 168 – Vila Bressani, Paulínia – SP