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COMUNICAÇÃO CORPORATIVA: ENDOMARKETING 4.0

A comunicação corporativa tem evoluído muito nos últimos anos. Houve um tempo onde a prioridade das empresas estava no foco da comunicação externa, ou seja, criar laços com o mercado lá fora. Como pouco se falava no diálogo com os colaboradores da empresa, não havia uma relação mais profunda, com pautas de interesse interno, como por exemplo diálogos de desenvolvimento humano, ou de clima organizacional. Mas isso mudou. Hoje, é possível estudar a comunicação 4.0 e seus respectivos efeitos.

A transformação digital tem contribuído bastante para o fomento de um novo cenário dentro das organizações.  Em um mercado mais conectado e competitivo, é necessário investir em ações de comunicação interna, endomarketing e marketing de incentivo para manter todos os colaboradores engajados e motivados. Reter talentos se tornou uma importante estratégia dentro dos planos organizacionais.

Neste artigo, vamos orientar você sobre o que é comunicação 4.0, seus principais efeitos e como aplicá-la na empresa. Boa leitura e aprendizado!

ENDOMARKETING 4.0

A comunicação interna é praticada com foco no público dentro da organização; aquele que está atrelado ao negócio, os chamados stakholders (público de interesse), e até parceiros estratégicos. hoje é essencial ao trabalho contar com uma comunicação efetiva e humanizada.

Diante de tantas transformações, a maneiras de dialogar com os talentos das empresas também mudou. Antes, eram usados murais de recados e caixas de sugestões, entre outros canais offline. Atualmente, pode-se contar com plataformas, murais online, endomarketing, e assim por diante.

Podemos dizer que toda essa evolução vem ocorrendo graças ao avanço da tecnologia, ou melhor, à indústria 4.0. O novo mundo digital tem permitido abrir novos canais de comunicação, além disso, o poder das redes sociais e dos dispositivos como WhatsApp, estreitou o fator comunicacional, dando maior engajamento e alinhamento dos times de trabalho — o que só pode ser alcançado com o bom diálogo.

É possível afirmar que a comunicação interna 4.0 refere-se ao diálogo em meio à era da inteligência, com tecnologia e estratégia de ponta para induzir o alinhamento, a motivação, a conscientização e a educação dos profissionais.

Mais atenção! A comunicação 4.0 não é só dialogar. É preciso criar o máximo de contexto, de eficiência e acerto, deixando pouca margem para ruídos, conflitos e desgastes desnecessários. Com isso todos são beneficiados e podem crescer com a organização.

A COMUNICAÇÃO 4.0 APLICADA AO TRABALHO

A eficiência tem se tornado uma obsessão nas empresas. Por isso a importância de um time coeso e alinhado com as premissas da organização. Isso será fundamental para aplicação da plena comunicação corporativa.

A TECNOLOGIA NA PONTA DOS PROCESSOS

Um recente estudo da Deloitte mostra que 56% dos negócios estão redesenhando seus processos de RH para aproveitar ferramentas digitais. Ou melhor, estão passando por um forte movimento de digitalização.

A palavra chave no atual cenário tem sido “agilidade”, sistemas cada vez mais ágeis de processar informações, produzir de forma eficiente e gerando indicadores precisos, mensuráveis e seguros no âmbito da gestão 4.0. É cada vez mais importante abandonar velhas práticas de mercado e apostar no que é novo, digitalizar processos e garantir que boa parte do trabalho seja feito por meio de softwares modernos. Assim, é possível ganhar automação, produtividade e eficiência com pleno compartilhamento de todas as etapas junto aos times via tecnologias, softwares que potencializam a comunicação interna.

Na gestão de pessoas, por exemplo, você pode digitalizar a comunicação com os líderes imediatos na requisição de pessoal (RP). Isso significa abandonar as fichas impressas e fazer tudo por uma plataforma online, com mais agilidade, qualidade e acerto.

CAMPANHAS DE ENDOMARKETING

A comunicação 4.0 não se resume em tecnologia.  O bom diálogo deve ter propósito, receptor claro e estímulos que levem à ação. A comunicação deve partir de um emissor pessoa de forma clara, objetiva e motivada pela saudável gestão de pessoas. Da mesma forma quando o emissor da informação passa por um software ou um canal eletrônico, o texto deve ser esclarecedor, eficaz, respeitoso, orientativo e acima de tudo humanizado.

Nesse caso, é cada vez mais comum o uso do endomarketing, isto é, mensagens que contam com ferramentas de marketing para deixar a comunicação mais atraente, estimulante e interessante. Logo, todos os profissionais são envolvidos e engajados.

Dica:

Se sua empresa ou negócio está precisando de uma orientação séria e precisa sobre endomarketing 4.0, marketing digital ou posicionamento estratégico junto aos seus times corporativos, venha conversar com o nosso time de especialistas da CAMAZO PUBLICIDADE.

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O perfil empresarial ou de uma pessoa podem ser muito bem valorizadas mediante a internet, principalmente junto as redes sociais, estimulando interesse de muitos empresários quando se trata de praticar gestão de imagem, ou estratégias de branding. Buscar uma autoridade, um poder de influência e persuasão, de valor autêntico, são com certeza o desejo de muitos que buscam o sucesso.
A proposta deste artigo encontrar o equilíbrio, ou seja, ajudar você e sua empresa a incluir o vídeo marketing na sua produção de conteúdo digital e usá-lo em suas estratégias de comunicação. Quer saber como fazer isso? Veja tudo que você precisa saber para dominar o vídeo marketing e não ficar de fora de uma das principais tendências de conteúdo empresarial.
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