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DEFINA SEU PUBLICO ALVO COM NOSSO PASSO A PASSO

O público-alvo é um grupo específico de consumidores com características semelhantes e que estão mais dispostos a adquirir os produtos que uma empresa oferece. Portanto se trata de um perfil de pessoas que tem potencial para se tornar seu cliente.

Na pratica a busca por público-alvo é feita e definida através de pesquisas e estudos mercadológicos. Informações como idade, gênero, classe social e preferências são coletadas, formando, assim, as características do perfil e consequentemente estabelecendo o público de interesse para se comunicar, oferecer serviços e produtos, com o objetivo de captura-lo e torna-lo fiel.

É válido ressaltar que quanto mais completos forem os dados coletados sobre seu público-alvo, mais chances você terá de conquistá-lo verdadeiramente e construir um relacionamento sólido com ele. Quanto melhor for a pesquisa e definição de público-alvo, mais assertiva será as estratégias de marketing da sua empresa.

Importante aqui salientar que a definição do público alvo visa desenvolver uma linguagem e identidade que esteja de acordo com o seu público. Ajuda na definição dos seus canais de comunicação, produz conteúdo relevante para o público-alvo, estimula o setor de marketing para decidir quando oferecer promoções e fazer alterações no seu produto de acordo com as preferências do seu público.

VAMOS TE AJUDAR AQUI COM 05 PASSOS PARA DEFINIR SEU PÚBLICO ALVO:

Leia com atenção os passos a seguir e sua empresa poderá ter excelentes resultados na definição do público de interesse:

1. CONHEÇA SEU MERCADO

Entender o mercado que corresponde ao seu nicho é o primeiro passo para identificar seu público-alvo. Investir em uma boa pesquisa de mercado não envolve somente as características de um nicho, mas também fatores sociais, ambientais, culturais e tecnológicos que podem influenciar no desempenho da sua empresa. Hoje a ciência de dados é de extrema importância para a sustentação de um negócio.

Nunca se esqueça de uma velha lição de casa: É preciso pesquisar sobre seus concorrentes. Aplicar um bom Benchmarking é fundamental.

Você pode começar analisando pesquisas do IBGE, por exemplo, e de outros órgãos que tenham coletado dados sobre o seu segmento.

2. SAIBA QUAL É O PROBLEMA QUE O SEU NEGÓCIO RESOLVE

Toda empresa tem o objetivo de solucionar os problemas e resolver necessidades de mercados e de seus clientes através de um produto ou um serviço. Se sua empresa deixar isso muito claro na mente de seu público alvo, com certeza terá consumidores fiéis.

  • Qual o problema que seu negócio pode resolver?
  • Qual o perfil das pessoas que possuem o problema que meu produto resolve?

3. TENHA A PRATICA DA PESQUISA CONSTANTE

É nessa etapa que entram as pesquisas e coletas de dados. Elas são fundamentais para que você obtenha características precisas do seu público-alvo, pois trabalhar somente “no achismo”. A estrutura de informações e dados são primordiais para estabelecer uma comunicação eficiente junto ao público.

Hoje com a revolução tecnológica que passamos, sua empresa pode coletar dados através de questionários e formulários online. Use questões de múltipla escolha, escala de notas e “sim ou não” ou também escala de 0 a 10, para criar avalições eficazes e sua pesquisa mais dinâmica e conseguir resultados mais eficientes.

ATENÇÃO: Recomendamos que, ao final da pesquisa, você cruze os dados coletados com informações da sua empresa já extraídas pelo Google Analytics.

4. DEFININDO SEU PÚBLICO-ALVO

Depois de realizar suas pesquisas, é hora de definir o seu público-alvo a partir das informações coletas via os formulários. O importante é que sua empresa consiga entender com quem deve dialogar e quais os benefícios que o seu produto ou serviço deve trazer para esse público.

Com base na pesquisa realizada você deve preencher alguns critérios, como:

  • Dados Demográficos: Gênero; Idade; Renda; Nível de educação; Estado civil.
  • Dados Geográficos: onde vivem seus potenciais clientes? Moram próximos da sua empresa ou moram longe?
  • Consumidor final ou empresas: seu produto é destinado ao consumidor final ou a pessoas jurídicas?
  • Geração: esse item pode ser muito importante para alguns negócios. Portanto, defina se seu consumidor é Baby Boomer, Geração X, Millenial ou Geração Z. Se quiser entender melhor sobre esse assunto clique aqui: https://ampliar.org.br/geracao-x-y-z-e-millenials-quem-sao-em-qual-voce-se-encaixa/  
  • Ciclo de vida: seu público-alvo é recém-casado, está esperando um bebê, já são pais com filhos adultos ou não possuem filhos? O ciclo de vida também pode ser importante para a sua empresa.

5. FAÇA USO DAS FERRAMENTAS DIGITAIS

Como já falamos acima, o Google Analytics é ótimo para cruzar dados com as pesquisas. Mas além dele, você pode usar também ferramentas de CRM e/ou aplicativos voltados a busca de LEADS para visualizar o que está sendo mais pesquisado no momento e os dados demográficos sobre quem pesquisa esses assuntos.

E a coisa não para por aí: o Google Think Insights também pode ser usado para analisar o seu público-alvo. Em primeiro lugar, é só selecionar a indústria que corresponde ao seu nicho e o país. Então, a ferramenta vai disponibilizar um gráfico que vai repensar suas campanhas de acordo com o perfil de seus clientes.

Esperamos que este artigo tenha ajudado você e sua empresa a elaborar seu público alvo. O que está esperando? Mãos a obra!

Dica: Se sua empresa ou negócio está precisando de uma orientação séria e precisa sobre marketing digital e gestão estratégica de mercado, venha conversar com o nosso time de especialistas da CAMAZO PUBLICIDADE.

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O perfil empresarial ou de uma pessoa podem ser muito bem valorizadas mediante a internet, principalmente junto as redes sociais, estimulando interesse de muitos empresários quando se trata de praticar gestão de imagem, ou estratégias de branding. Buscar uma autoridade, um poder de influência e persuasão, de valor autêntico, são com certeza o desejo de muitos que buscam o sucesso.
A proposta deste artigo encontrar o equilíbrio, ou seja, ajudar você e sua empresa a incluir o vídeo marketing na sua produção de conteúdo digital e usá-lo em suas estratégias de comunicação. Quer saber como fazer isso? Veja tudo que você precisa saber para dominar o vídeo marketing e não ficar de fora de uma das principais tendências de conteúdo empresarial.
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