fbpx

Flexibilidade no trabalho – O novo desejo dos profissionais.

Com as demandas criadas principalmente pelo COVID-19 e pela aceleração dos sistemas de trabalho remoto, os escritórios passaram a ser mais dinâmicos e flexíveis. As pautas corporativas tiveram mudanças relevantes neste ano de 2021 e as discussões sobre os modelos de trabalho têm sido uma realidade cada dia mais presente na gestão empresarial, setores de recursos humanos, juristas e também da psicologia do trabalho.

Algumas organizações ainda insistem nos modelos pré-pandemia e querem que seus colaboradores retornem ao trabalho presencial. Porem estas empresas podem estar desconsiderando os dados de diversas pesquisas que apontam o baixo interesse em querer voltar ao escritório em alguns setores do trabalho. Aja vista setores administrativos, projetos, design e marketing digital.

Um estudo recente da consultoria Pew Research Center mostrou que 55% dos profissionais não queriam retornar ao escritório. Preferem modelos flexíveis e entendem que o trabalho pode ser feito de qualquer lugar, desde que tenham autonomia e liberdade planejar sua agenda e rotina.

O trabalho em home office permitiu que todos pudessem rever seu desenho de vida e adequar algumas prioridades sociais e familiares. Essa revisão de “life design” fez com que muitas pessoas reavaliassem suas rotinas e interesses de vida.

Poder criar um estilo de vida profissional mais ameno nas questões de logística, evitando trânsitos caóticos e várias horas de stress estão entre as principais menções de profissionais que hoje optaram pelo trabalho flexível. Outra questão apontada pelos profissionais é a possibilidade de estabelecer uma rotina mais equilibrada conseguindo mesclar o trabalho com outras atividades; por exemplo atividade física, alimentação mais saudável e preciosas horas de sono, uma vez que muitos precisavam acordar muito mais cedo para se deslocar ao escritório.

Todas estas tendências de nosso tempo em ser um individuo mais pleno, autoconfiante, com inteligência emocional, também tem influenciado os profissionais. A filosofia sempre tratou destas questões há séculos. Porem com o retorno do pensamento filosófico adaptado a realidade atual, onde novos pensadores trazem na grande mídia a necessidade de rever conceitos e estabelecer um novo processo de trabalho e vida, tem contribuído para o debate ser mais amplo e provocador.

Não é à toa que grandes corporações têm contratado treinamentos, palestras e serviços especializados em coaching e mentorias para estimular novas frentes de trabalho, novos desenhos organizacionais e processos mais ágeis e menos burocráticos e centralizadores.

Mas a pergunta que fica é: É possível potencializar resultados estando o colaborador longe do escritório?

Para muitos, o fato de ter autonomia de sua agenda e flexibilidade para montar sua rotina já é motivo de grande motivação e recompensa, deixando o colaborador mais produtivo e focado, uma vez que sua adaptação ao home-office é rápida e estimulante. Muitos já nem cogitam mais voltar ao trabalho presencial.

Já para outras pessoas, principalmente nas empresas mais tradicionais o fato de flexibilizar o trabalho não cai bem. Não é possível abrir mão da estrutura corporativa habitual onde a necessidade de controle e contato direto é gigantesca, seja pela questão da desconfiança, quanto da produtividade a olho nu.

Não é qualquer estrutura que está pronta para o trabalho flexível, mais é cada vez mais evidente que o conjunto ser humano e trabalho está em plena transformação e com a imensa inovação computacional e sistemas de informação cada dia mais eficientes, o processo laboral terá um novo cenário, uma nova abordagem para as próximas décadas.

E você? De que lado está? Flexível ou tradicional?

Colabore conosco nesta discussão e deixe seus comentários em nosso BLOG ou LINKEDIN.

Se sua empresa ou negócio está precisando de uma orientação séria e precisa sobre marketing digital ou posicionamento estratégico junto a internet, venha conversar com o nosso time de criativos da CAMAZO PUBLICIDADE.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Desafios do Marketing 4.0 para os empreendedores brasileiros. O marketing 4.0 está aí dando suas caras e trazendo uma nova realidade para os empreendedores brasileiros. Mas o que isso implica de fato nas demandas estratégicas para as empresas?
GESTÃO POR DIVERSIDADE: O QUE É DIVERSIDADE ORGANIZACIONAL?
O que é o modelo de trabalho híbrido?
Flexibilidade no trabalho – O novo desejo dos profissionais.
Internet fdas coisas

Nosso blog

Receba conteúdo sobre o mercado e atualizações da Camazo.

Fale com a gente

Precisando de uma agência de Marketing Digital para criar estratégias personalizadas?

Contato

(19)3833-4099

contato@camazo.com.br

Rua Treze de Maio, 168 – Vila Bressani, Paulínia – SP