fbpx

Gestão de carreira e negócios: como anda o seu networking?

A verdadeira função do homem é viver, não apenas existir.”

Jack London

Por Rogério Novaes

Hoje em dia, há quem diga que mais vale quem você conhece, do que o currículo ou portfólio que você possui. Particularmente ainda acredito que a formação de um bom currículo ou portfólio de negócios é importante. Mas devo admitir que sem a tríade influência, autoridade e persuasão e um bom marketing pessoal, suas chances diminuem bastante na hora de buscar um lugar no mercado de trabalho ou em adquirir bons clientes e potenciais negócios.

Os especialistas confirmam:

É cada vez maior o número de profissionais que investem em networking, e nos processos de relacionamentos interpessoais na hora da recolocação profissional ou de empreender e emplacar produtos e serviços junto ao mercado.

Sabe aquele colega que você conheceu na feira de negócios ano passado? Aquela amiga que fez especialização com você na universidade? O professor que deu a referência de empresas com vagas abertas no mercado?

Enfim, este é o networking de que estamos tratando. Pessoas influentes que você conheceu e que hoje estão na sua lista pessoal.

Seja para quem busca uma vaga no mercado, ou para o empresário que busca captar novos clientes, a lista de pessoas influentes nunca esteve tão requisitada.

O processo de networking destaca-se como sendo uma importante competência social do indivíduo; necessário para nortear as atitudes e comportamentos de uma pessoa, englobando o relacionamento interpessoal, as formas de trabalho em equipe, gerenciamento de conflitos e a consciência corporativa.

Por isso te pergunto:

Como anda o seu networking?

Já fez a sua lista de nomes influentes que podem te ajudar?

Não perca tempo, se você não se mexer, dificilmente terá chance de alcançar um lugar ao sol.

Contar apenas com a sorte e esperar pelo contato de seus clientes de forma apenas orgânica é muito pouco.

Não se esconda, vá ao encontro das pessoas, aqueça sua vida social ou de eventos corporativos, pois é nestes lugares que pode estar a sua nova oportunidade de negócios.

Outra importante ação de networking e marketing pessoal ou corporativo é ter um perfil online em redes sociais. É o primeiro passo, mas é fundamental que o perfil seja gerenciado, pois é apenas uma das peças de todo este processo de criação de uma boa rede de contatos.

Para isso é necessários dois movimentos: abordar e ser abordado.

Uma imagem pessoal, ou um portfólio profissional e corporativo digital bem estruturado nas redes sociais cria canais de relacionamentos. Invista em ações do tipo enviar convites para outros profissionais fazerem parte da sua lista de contatos no LinkedIn e outras formas de abordagem inicial nas diversas mídias sociais. Portanto, apareça!

Dicas:

  1. Tenha uma agenda sempre atualizada;
  2. Saiba usar o cartão de visitas e nunca perca oportunidade de conhecer novas pessoas;
  3. Busque ser uma pessoa agradável, e jamais abra uma conversa com assuntos pessimistas;
  4. Mostre-se uma pessoa simpática, otimista e aberta a bons assuntos;
  5. Nunca fale apenas de você, deixe as pessoas à vontade. Ouça mais e fale menos;
  6. Exercite a memória.
  7. Tenha uma boa reputação nas redes sociais, principalmente mantendo atualizado seu perfil no LinkedIn.
  8. Esteja disposto a mudar de opinião. Flexibilidade é fundamental!
  9. Valorize as suas habilidades e competências apresentando-as em seus círculos de network, pois suas chances de fechar bons negócios ou se recolocar no mercado podem ser até melhores, porque o fator experiência pode pesar para você. Não se prenda a uma barreira que só existe dentro da sua cabeça.
  10. Não só os gestores, mas todos os colaboradores de uma empresa precisam estimular a diversidade e inclusão, rever crenças erradas sobre idade x competência por exemplo e valorizar a experiência e a maturidade dos profissionais como um todo.
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Desafios do Marketing 4.0 para os empreendedores brasileiros. O marketing 4.0 está aí dando suas caras e trazendo uma nova realidade para os empreendedores brasileiros. Mas o que isso implica de fato nas demandas estratégicas para as empresas?
GESTÃO POR DIVERSIDADE: O QUE É DIVERSIDADE ORGANIZACIONAL?
O que é o modelo de trabalho híbrido?
Flexibilidade no trabalho – O novo desejo dos profissionais.
Internet fdas coisas

Nosso blog

Receba conteúdo sobre o mercado e atualizações da Camazo.

Fale com a gente

Precisando de uma agência de Marketing Digital para criar estratégias personalizadas?

Contato

(19)3833-4099

contato@camazo.com.br

Rua Treze de Maio, 168 – Vila Bressani, Paulínia – SP