fbpx

GESTÃO POR DIVERSIDADE: O QUE É DIVERSIDADE ORGANIZACIONAL?

A diversidade tem sido uma temática bastante debatida nas organizações. Uma de suas premissas é a capacidade das empresas criar representatividade, inclusão das minorias e reconhecimento e retenção de talentos, além de abrir oportunidades de empregar profissionais já aposentados ou acima dos cinquenta anos, que ainda estão aptos a continuar prestando serviços e colaborar em grupos.

Muitas organizações já estão revendo seu modelo de governança e criando novos modelos de gestão de pessoas, inclusive alterando posições de liderança por meio da análise de perfis e estruturas hierárquicas baseadas na diversidade e pluralidade. Por isso, este modelo nas organizações tem se tornado uma ação de crescente relevância.

As empresas que atuam atentas a diversidade cria esforços diários na fomentação de suas equipes para absorver diferentes gêneros, raças, orientações sexuais e outras características que garantam acolhimento, retenção de habilidades e competências de diversos tipos de pessoas.

Como nasceu a gestão por diversidade?

Foi no início da era da globalização que a gestão da diversidade nasceu como conceito corporativo. O estopim foi a “reengenharia” – uma mudança de foco e visão em que o mercado de trabalho estava sofrendo, principalmente nas bases sociais, política, econômica e também pela abertura da força de trabalho das mulheres. Era uma nova abordagem, uma ruptura com o “velho modelo” de diretrizes do trabalho.

A gestão da diversidade portanto se baseia no conceito uma política ou modelo mais atualizado as demandas da sociedade, para desenvolver a presença de mais colaboradores de grupos diversos, acolhendo camadas da sociedade antes negligenciadas.

Objetivo da gestão por diversidade

A gestão por diversidade tem quanto objetivo organizacional aplicar uma cultura mais atualizada no ambiente da empresa, estimulando pessoas a conviver uma com as outras, trocando experiências e interagindo a partir de outras percepções e vivências.

Vale ressaltar que a implementação da cultura organizacional é vital para de fato existir uma diversidade que promova inclusão, humanização e principalmente engajamento de pessoas. De nada adianta instituir o conceito sem antes deixar o ambiente da organização preparado para tal.

Neste contexto a capacitação, aprimoramento e especialização do RH da empresa dever ser exercido diariamente, pois cabe ao RH gerenciar este processo.

Se sua empresa ou negócio está precisando de uma orientação séria e precisa sobre posicionamento estratégico de comunicação, gerenciamento de suas redes sociais e demandas de audiovisual, venha conversar com o nosso time de criativos da CAMAZO PUBLICIDADE.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Desafios do Marketing 4.0 para os empreendedores brasileiros. O marketing 4.0 está aí dando suas caras e trazendo uma nova realidade para os empreendedores brasileiros. Mas o que isso implica de fato nas demandas estratégicas para as empresas?
GESTÃO POR DIVERSIDADE: O QUE É DIVERSIDADE ORGANIZACIONAL?
O que é o modelo de trabalho híbrido?
Flexibilidade no trabalho – O novo desejo dos profissionais.
Internet fdas coisas

Nosso blog

Receba conteúdo sobre o mercado e atualizações da Camazo.

Fale com a gente

Precisando de uma agência de Marketing Digital para criar estratégias personalizadas?

Contato

(19)3833-4099

contato@camazo.com.br

Rua Treze de Maio, 168 – Vila Bressani, Paulínia – SP