Com 2022 já em curso, é muito importante que empresas e profissionais façam suas atualizações e estratégias de comunicação frente as constantes mudanças que começamos a enfrentar principalmente por conta da pandemia de COVID-19. Pensando nisso nós da Camas Publicidade preparamos esse artigo sobre as tendências de comunicação em 2022.
Em um mundo cada dia mais digital devido à necessidade de isolamento social, o cenário apresenta uma transformação sem precedentes. Isso tem afetado a maneira com que as empresas e suas marcas se comunicam com o mercado.
As tendências para 2022 apontam para novas oportunidades de mercado e mudanças no comportamento dos consumidores. Como sempre, as marcas que conhecem seu público alvo, estão dispostas a ouvi-lo e fazer ajustes de rota, sairão na frente em um cenário dinâmico e veloz.
Prepare-se para as tendências de comunicação em 2022. Confira quais são as principais tendências de comunicação para 2022:
COMUNICAÇÃO MULTICANAL É TENDÊNCIA PARA 2022: Agora a realidade do home-office transformou o trabalho e a comunicação empresarial em um sistema hibrido. OS escritórios e seus profissionais já estão cada mais atrelados a tarefas remotas e de aplicação de softwares de gerenciamento de rotinas e processos ágeis.
As empresas passaram a adotar uma estratégia multicanal de comunicação, onde a mesma key message é distribuída em múltiplos canais internos, utilizados conforme a preferência, o modelo de trabalho e a função do colaborador.
IMPORTÂNCIA DA INFORMAÇÃO CONFIÁVEL E VERIFICADA: Uma pesquisa da Reuters Institute mostra que a confiabilidade das informações vai ser uma tendência de comunicação em 2022 na área do jornalismo.
Segundo o levantamento, as pessoas estão mais atentas à desinformação e o cuidado com notícias falsas sobre a Covid-19 ocupa o topo das preocupações. A maioria do público deseja que as notícias sejam neutras, apresentem diversos pontos de vista e, ainda segundo a pesquisa, a confiança no conteúdo jornalístico aumentou após a pandemia.
Também não podemos esquecer da LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. As marcas, perceberam a importância de divulgar apenas informações verificadas nos seus canais, sempre citar fontes e privilegiar dados de instituições confiáveis e veículos de comunicação com credibilidade.
(MAIOR) DIGITALIZAÇÃO DA COMUNICAÇÃO: A gigante onda de digitalização só deverá crescer em 2022. O metaverso, universo virtual que replica o mundo real, é um dos exemplos desse fenômeno. A “internet das coisas” ou “universo 3D”, como vem sendo chamada, já está impactando o comportamento das pessoas, e consequentemente, a estratégia de comunicação das marcas deverá ser revista e implementada sob essa nova ótica.
EMPATIA E COMUNICAÇÃO HUMANIZADA: Ainda que a humanização dos processos tenha mais dúvidas do que respostas no mundo da digitalização, as tendências para comunicação em 2022 são de empresas e setores econômicos deem cada dia mais importância a saúde mental e bem estar de seus colaboradores, parceiros e stakeholders. Neste sentido os investimentos em treinamentos de desenvolvimento comportamentais são pauta cada vez mais rotineira nos ambientes de RH. Práticas como aplicação da empatia, resiliência e inteligência emocional estão colocadas como uma Soft skill admirada pelas empresas para criar uma comunicação mais humanizada.
A distância de amigos e parentes, perda de liberdade, a incerteza sobre a economia e o futuro foi desafiador para todos e emergiu a necessidade de ser empático e considerar as nossas limitações como seres humanos.
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